A outra ponteira do Brasil, Alexandra Nascimento, acha que o estilo de jogo das dinamarquesas é difícil de se combater. (Globo.com, 11/12/2013).
Há três impropriedades nesta frase.
a) Quando mais de uma pessoa exerce a mesma função não se usa o nome entre vírgulas. Estas só são cabíveis quando a função pertence a apenas uma pessoa. Exemplo: “A presidente da República, Dilma Rosseff, decidiu...” Alessandra não é a única ponteira. Só existe uma presidente no Brasil (Dilma Rousseff).
b) O uso do verbo achar, por ter o sentido muito vago, é sempre condenável.
c) Ensina o professor Eduardo Sabbag: “É dispensável o pronome ‘se’ em construções em que o infinitivo vem precedido de ‘de’ e por adjetivos como ‘agradável’, ‘fácil’, ‘difícil’ ou ‘possível’.
A frase mais adequada:A outra ponteira do Brasil Alexandra Nascimento diz que o estilo de jogo das dinamarquesas é difícil de combater.
Tags
TROPEÇOS DA IMPRENSA
Postado por Reescritas
A Reescritas foi criada em 2013 por meio das profícuas aulas do curso de pós-graduação em revisão de textos do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. O revisor responsável é jornalista graduado pela UFMG, pós-graduado em revisão de textos pelo IEC PUC Minas, fez cursos de extensão Gramática para preparadores e revisores de textos; Preparação e revisão: O trabalho com o texto; Os textos que vendem o livro, da orelha aos metadados e Gostwriter. Esses últimos realizados na Universidade do Livro (Unil) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Também possui MBA em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. facebook
twitter
instagram
instagram
youtube
whatsapp
0 Comments
Postar um comentário